María Corina Machado uma das líderes opositoras do Governo venezuelano e lutadora pela democracia em seu país, foi anunciada como vencedora do Nobel da Paz nesta sexta-feira (10).
A líder opositora venezuelana foi reconhecida “por seus esforços persistentes em favor da restauração pacífica da democracia e dos direitos humanos na Venezuela”. O prêmio totaliza 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões).
"Estou em choque", afirmou Corina Machado, o que arrancou risadas dos presentes. Pela voz, ela parecia emocionada. "Aqui também estamos todos em choque de alegria", respondeu González.
Edmundo González, está em exílio na Espanha após o regime Maduro ter expedido um mandado de prisão contra ele. A oposição afirma que González venceu o pleito e diz ter atas das urnas eleitorais. Diversos países, incluindo os Estados Unidos, reconhecem a vitória de González.
Maria Corina Machado se disse surpresa e que não merecia o prêmio, ao ser avisada pelo Comitê Norueguês do Nobel em ligação telefônica de que foi a vencedora.


Comentários
Postar um comentário